A Oktoberfest de Igrejinha iniciou sua trajetória em 1988, como forma de homenagear os antepassados e com o propósito de resgatar valores culturais dos imigrantes alemães que colonizaram a região e divulgando-os além de suas fronteiras. Logo se tornou um dos principais atrativos turísticos de Igrejinha e, na sua primeira edição, atraiu 34 mil pessoas em três dias de evento.
Esta história tomou novas dimensões e, desde a criação da festa, a comunidade local uniu forças, através de diversos segmentos, na organização da Oktober. A consequência disso foi uma parceria que permite a distribuição de todo o resultado da festa para entidades filantrópicas.
A cada ano, a cidade prepara-se e fica mais aconchegante, para receber os visitantes que buscam reviver as tradições germânicas. Hoje são milhares de turistas que vem à cidade conhecer a hospitalidade do povo igrejinhense e a alegria de uma festa tipicamente alemã. Em sua 33ª edição, é considerada um dos maiores eventos populares do Rio Grande do Sul, com repercussão nacional e internacional. Conquistou o seu espaço no cenário turístico cultural, sendo reconhecida como “Patrimônio Cultural do Estado”.