No ano em que é comemorado o 60º aniversário de Igrejinha e o Bicentenário da Imigração Alemã, a Oktoberfest de Igrejinha se uniu a Comunidade Evangélica como apoiadora na realização do Kerb do município. Nesta edição, a comemoração foi ampliada e apresentou novidades ao público. Uma delas foi o Momento Oktoberfest, que contou com a participação das soberanas e a apresentação da campanha da 35ª edição da maior festa comunitária do Brasil.

Para Egon Wallauer, presidente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, se trata de um ano especial para o município e um marco na história da cultura germânica no Brasil, por isso a Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) decidiu se unir a essa tradicional comemoração da cidade. “Por se tratar do primeiro evento oficial de comemoração dos 60 anos da cidade de Igrejinha e das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, entendemos que deveríamos aceitar o convite da comunidade para participar da realização do Kerb”, ressalta. Wallauer ainda relembra que a igreja Gabriel, da Comunidade IECLB, é um monumento histórico que deu origem ao nome da cidade. “E a comunidade e o movimento voluntário se integram nos mesmos ideais, que são: cultivar as tradições, servir a sociedade e celebrar”, complementa.

Campanha da 35ª Oktoberfest de Igrejinha foi apresentada

Além da participação das soberanas de 2023, o Momento Oktoberfest do Kerb de Igrejinha trouxe uma novidade à comunidade presente no evento. Com o slogan “Uma linda história, uma grande festa” e o objetivo de revisitar e festejar a história da Imigração Alemã no Brasil, a campanha da maior festa comunitária do Brasil deste ano foi lançada. “Procuramos transmitir a vivência do registro dos 200 anos da chegada dos imigrantes nestas terras, uma linda história de sobrevivência, solidariedade, construção e muito amor em uma sociedade que sabe dar valor aos que conquistaram nossa região, e por isso, celebramos com muita alegria esta grande festa para homenagear os antepassados”, enaltece o presidente da Amifest.

Tanto o slogan quanto a nova identidade visual da festa foram criados pela Prod3, agência de comunicação oficial da edição deste ano. Para o diretor de criação da empresa, Bernardo Becker, a campanha busca traduzir e transmitir a história dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, sem perder as características próprias da Oktoberfest de Igrejinha. “Com a campanha deste ano nós buscamos versatilidade, associação ao clássico e moderno, à história, tradição e festividade. A paleta de cores tem um link cromático com a edição passada, com tons pastel, leves e dessaturados, dentro do vermelho, preto, amarelo e verde”, detalha. O projeto de identidade visual ainda traz inspiração nas cores da bandeira da Alemanha e suas derivações, nos losangos bávaros e na Bauhaus, com um visual clean e sofisticado.

As representações gráficas da campanha consistem em ícones divertidos, ilustrados manualmente, trazem elementos característicos, de apelo festivo e cultural, como o caneco de chopp e o chapéu. Além disso, a tipografia aposta em fontes que já se tornaram padrão nas campanhas da Oktoberfest de Igrejinha, trazendo simpatia e leiturabilidade. “Também teremos fontes complementares, uma versão especial manuscrita, rebuscada e ornamental”, explica Becker.

Para a Prod3, o desenvolvimento da identidade visual de diversas edições da Oktoberfest de Igrejinha é um privilégio e, ao mesmo tempo, um desafio. “A Prod3 pôde contribuir com diversas edições da festa e isso nos deixa muito orgulhosos. Desenvolver uma campanha para a Oktoberfest de Igrejinha exige conhecimento sobre a cultura, sobre as tradições germânicas, sobre a história da festa. A cada ano é preciso aprofundar mais e mais esse conhecimento e se reinventar, sem perder as características próprias da maior festa comunitária do Brasil”, finaliza o diretor de criação da agência.

Categorias:

Tags:

Comentários estão fechados.