Socialização, esta é a palavra que resume o Besonderertag nesta terça-feira (24) na 34ª Oktoberfest de Igrejinha, que segue até domingo (29), no Parque de Eventos Almiro Grings. O Besonderertag, Dia Especial para Pessoas com Deficiência, aconteceu das 9h30 às 16 horas e teve entrada franca, reunindo aproximadamente 1.600 pessoas de Associações de Pais e Amigos do Excepcionais (APAEs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de mais de 20 cidades da região, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Igrejinha. “É um dia especial, porque é o dia que podemos oportunizar para estas pessoas momentos que muitas vezes não teriam oportunidade. É uma festa especial e adaptada para eles, com música, dança e comida… Tudo para que eles aproveitem ao máximo a nossa Oktoberfest e socializem entre eles e com outras pessoas”, comentou Ana Paula Petzinger Kunst, do casal-presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha).
Organizado pela Amifest, com o apoio da APAE de Igrejinha, o Besonderertag acontece desde 2016. “É um momento muito esperado por eles, é o evento do ano para muitos”, contextualiza a diretora da associação, Silvia Bischoff. O dia é pensando para integrar pessoas de todas as idades que participam das APAES. “Este dia contempla atividades para todas as idades, pois pensar em incluir e socializar é pensar em atrações que contemplem crianças, adultos e a terceira idade que integram os centros de inclusão”, destacou Silvia.
E atrações especiais não faltaram para deixar o dia ainda mais divertido, iniciando com a bandinha típica Macega Show, DJ Muka, show da Dupla Wesley e Wellinton, apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas da ação “Igrejinha Vivendo a Cultura”, Baladinha ROBOXX e Baile do Finna com participação especial do DJ Rômulo. Além disso, o evento contou com parque de diversões, brinquedos infláveis, voluntários da beleza, recreação com balões, artesanato, souvenirs, brindes, exposições, Vila Germânica, Praça de Alimentação e a distribuição de um lanche com refrigerante para cada participante.
Quem garantiu a diversão foi a aluna da APAE de Candelária, Gabriela Henkes que pela primeira vez participou do Besonderertag. “Eu estou amando o dia, dançando, conhecendo pessoas de outras cidades. Estou muito feliz”, comentou. A diretora da instituição, Cleide Linberger Marion, que trouxe a turma, explicou que saíram às 5h30 para prestigiarem a Oktoberfest de Igrejinha. “Saímos cedo de Candelária para não perder nada desta festa. E está sendo incrível, ver eles socializando com outras pessoas e felizes em um evento pensado para eles. Isso não tem preço”, contou emocionada.
Além de Igrejinha, os grupos participantes desta edição eram dos centros de referência que atendem pessoas com deficiência das cidades de: Araricá, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campo Bom, Canela, Esteio, Feliz, Gramado, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, Taquara, Três Coroas, Candelária, Portão, Teutônia, Casca e Riozinho.
À noite, ainda ocorreu a Celebração Ecumênica – IELB, Comunidade Católica e IECLB; e uma reunião festiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Comentários estão fechados.