DCIM\100MEDIA\DJI_0024.JPG

Um dia ensolarado e repleto de alegria marcou o primeiro sábado (21) da 34ª Oktoberfest de Igrejinha. O Super Sábado, como é conhecido esse dia no evento, reuniu famílias e amigos para celebrar a cultura germânica e se divertir ao som de diferentes estilos musicais. O evento acontece até 29 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings, oferecendo atrações culturais, gastronomia germânica e muita música, entre shows nacionais, bandinhas típicas, bandas tradicionais, de baile e de estilos alternativos.

A energia dos visitantes e o número expressivo de público do primeiro dia foram ressaltados por Marcelo Kunst, presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha). “O nosso primeiro dia do evento foi um sucesso total. Foi um ano de muito trabalho, de muita divulgação, muito folder entregue e muita caminhada. Todo o resultado desse trabalho incansável a gente conseguiu ver no parque ontem”, comemorou. A festa reuniu mais de 17 mil pessoas no primeiro dia. ”Um dos maiores públicos da primeira sexta-feira na história da festa”, revelou o presidente.

Kunst ainda explicou que todos os dias de festa possuem horários de entrada gratuita, o que busca incentivar a participação das pessoas “A entrada franqueada permite a gente a ter um público maior, porque recebemos pessoas que daqui a pouco não poderiam estar na festa se não fosse isso”, explicou. “Hoje fomos abençoados com um dia lindo de sol, no qual esperamos receber 40 mil visitantes”, projetou o presidente. Em relação ao consumo de chopp, Kunst contou que ontem a festa registrou mais de 25 mil litros e hoje deve chegar à marca de 50 mil litros até o final do dia.

Desfile Temático contou a história da maior festa comunitária do Brasil

O resgate da cultura germânica é um dos principais objetivos da festa, que oferece na programação uma série de iniciativas com esse papel, incluindo a realização de desfiles temáticos, jogos germânicos, apresentações culturais e gastronomia típica.

Conhecido como um momento para contar a trajetória da festa de forma criativa e emocionante, o Desfile Temático da Oktoberfest de Igrejinha já é um momento tradicional e aguardado pela comunidade. Nesta edição, pela primeira vez, a festa promoverá duas edições da atividade, em vez de somente uma. A primeira delas ocorreu neste sábado (21), quando mais de 1,5 mil voluntários desfilaram da Rua Coberta, no Centro da cidade, em direção ao Parque da Oktoberfest. A organização estima que mais de 6 mil pessoas da comunidade prestigiaram o evento.

A Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) explica que a decisão de realizar dois desfiles levou em conta diversos motivos. “O desfile estava ficando muito extenso e, como a comunidade de Igrejinha é parceira e muito ativa, muitas pessoas querem participar. Dessa forma, com dois desfiles, dividimos as entidades e não restringimos a participação”, explica Débora Elisa Goetze Haack, Coordenadora dos Desfiles. Outros motivos apontados por Débora é que o trajeto do desfile costuma ficar lotado de pessoas para assistir. “Assim, os visitantes podem escolher entre as duas datas. Além disso, com duas edições, possibilitamos que quem participa também possa prestigiar o outro desfile”, complementa.

O desfile foi dividido em quatro grandes alas. Na abertura, os casais presidente e vice-presidente da festa desfilaram com as famílias, além da diretoria da Amifest, autoridades do município e os bonecos símbolos da Oktober, Hans e Hannah. Na ala 1, nomeada “Cultura e Tradição”, se contou a história da cidade, desde a agricultura até o setor calçadista, também se falando da Oktoberfest. Já na ala 2, intitulada “Aqui Tudo é Alegria”, se mostrou um pouco dos motivos pelos quais a festa proporciona alegria: o chopp, a gastronomia, shows, danças, parque de diversões e a grande Festa da Colheita, que revela os resultados obtidos durante a edição e os repasses às entidades.

Na ala 3, nomeada “Eu na Festa”, a organização procurou demonstrar porque a Oktober de Igrejinha é para todos, com a participação da corte da 34ª Oktoberfest, presidentes e soberanas das edições passadas, o Besonderertag, Kindertag, Seniorentag, os esportes da Oktoberfest, os grupos que se encontram e fazem a festa e os visitantes em geral. Para encerrar, o Bierwagen, Carro do Chopp da Oktoberfest de Igrejinha, se integrou ao trajeto, distribuindo chopp e convidando a comunidade para prestigiar a festa.

O segundo Desfile Temático da 34ª Oktoberfest de Igrejinha acontecerá no próximo sábado (28), com o mesmo tema e trajeto e as mesmas alegorias deste sábado, porém com a participação de diferentes entidades.

Jogos Germânicos promoveram integração e resgate da cultura

O sábado ainda contou com a realização da 19ª edição dos Jogos Germânicos, uma atração cultural da festa que costuma reunir grupos de amigos para competições. Nesta edição, a atividade contempla as modalidades:serra de duas pontas, carinho de mão, knips, bier marionette, machado, batalha viking, cabo de guerra e o schonorrer.

O coordenador da Comissão de Cultura da Amifest, responsável pelos Jogos Germânicos, explicou que a atividade tem como intuito integrar a comunidade. “Além disso, buscamos relembrar as tarefas do cotidiano dos nossos imigrantes de uma forma divertida, sem muita tecnologia e com muito esforço braçal”, destacou Diego Gilmar Sperb.

As provas são organizadas pelo Grupo de Danças Kirchleinburg. Cada modalidade teve premiação de medalhas para primeiro, segundo e terceiro colocados, assim como tickets de chopp. A equipe Deutsche Seele, de Estância Velha/RS, foi a que mais pontuou nas modalidades, levando o troféu e mais 20 ticktes de chopp. No próximo sábado,

Aquece e Agita animaram o Super Sábado

A diversidade musical também é uma das marcas da Oktober de Igrejinha. Neste sábado ocorreu o Agita Oktober, com apresentações de DJs no Pavilhão 2; e a segunda edição do Aquece Oktober dentro do Ginásio do parque, proporcionando uma festa open bar de chopp em ambiente exclusivo, com ingresso adquirido à parte e programação especial. Entre as atrações musicais variadas do dia: Banda Típica Verno & Cia, DJ Fran Prado, Júnior Giehl, Madame Frau e Brilha Som. A noite ainda contou com show da banda The Silva Brothers.

Categorias:

Tags:

Comentários estão fechados.