Momentos de alegria, cultura e muita emoção marcaram este sábado (1º), quando a corte completa da 34ª Oktoberfest de Igrejinha finalmente foi anunciada. Nesta tarde, a comunidade conheceu os representantes infantis da maior festa comunitária do Brasil. Manuela Kirsch Spelocin Correa, 10 anos, foi eleita a Mädchen desta edição, enquanto Eduardo Siqueira Vingert, 9 anos, foi eleito o Bubchen. Junto às soberanas e à Seniorin, eles divulgarão a Oktober e disseminarão as tradições da cultura germânica e o amor pelo voluntariado e pela festa por diferentes cidades e eventos. O concurso de escolha aconteceu dentro da programação da 21ª Feira do Livro, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, no Parque de Eventos Almiro Grings.
Para os eleitos, a emoção tomou conta. Manuela explica que decidiu participar do concurso porque viu o envolvimento da amiga, a ex-Mädchen Liviah, na última edição. “Emoção define esse momento e é isso que espero da festa deste ano”, explicou. “Já costumo participar da Oktober e faço parte de um grupo de dança. Gosto muito da parte cultural da festa, especialmente das danças folclóricas”, contou. Para Eduardo, o desejo de participar do concurso surgiu em conjunto com a família. “O que mais gosto na Oktober é a parte cultural e o parque de diversões”, relatou. “Para a edição deste ano, espero muita diversão para todas as crianças”, complementou.
Ao longo da tarde, os 18 candidatos se apresentaram ao público através de discursos e ainda conduziram um espetáculo de danças folclóricas que encantou à comunidade. A tarde ainda contou com apresentações de dança do Grupo Kirchleinburg. O presidente da AMIFEST, Marcelo Kunst, destacou a importância da iniciativa, que busca semear o amor pela Oktober e o voluntariado, envolvendo as crianças na festa desde cedo para garantir a continuidade da Oktober no modelo comunitário que a caracteriza e diferencia. “São 18 crianças que buscam um sonho que talvez não seja só delas, mas também de suas famílias. Todos são vencedores por participar de tudo que vivenciaram nos últimos dias”, destacou. Ao longo das últimas semanas, os candidatos participaram de workshops com diversas atividades preparatórias, incluindo ensaios de dança, desfile, oratória, uso do microfone, conhecimentos sobre a história de Igrejinha e a importância da Oktoberfest para a região, além de um passeio cultural pelos pontos turísticos da cidade.
O corpo de jurados que escolheu o Bubchen e a Mädchen foi composto por representantes da AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha): o vice-presidente da Oktoberfest, Egon Wallauer; a esposa do presidente da Oktoberfest, Ana Paula Petzinger Kunst; e o diretor financeiro da AMIFEST, Falcon Jost. Também integraram o júri, representantes indicadas pela Secretaria de Educação: a patronesse da Feira do Livro, professora Simone Mumbach; e a professora de alemão e coordenadora da Comissão de Germanização, Andreza Schwarz.
Manuela e Eduardo completam a corte ao lado da Rainha Kádina Correia de Lima Linden, das Princesas Sofia Camargo Bischoff e Jenifer Isamara Müller e da Seniorin Maria Beatriz Figueredo. Todas as crianças participantes do concurso receberam vale-ingressos do Parque de Diversões para serem utilizados durante a 34ª Oktober, além de porta-retratos com a foto oficial do concurso e dois livros. Já os eleitos, ganharam ainda uma bicicleta patrocinada pela empresa Beira Rio e um traje típico alemão.
Os escolhidos substituíram a Mädchen Liviah Sofia Roth e o Bubchen Pedro Henrique Fontana, representantes da edição de 2022, que agradeceram pela oportunidade e tiveram sua participação e dedicação reconhecidas pelo presidente Kunst no discurso. “Agradeço ao Pedro e à Liviah. Foi um ano muito importante e eles fizeram um trabalho lindo em frente à nossa festa, em especial no dia dedicado às crianças, o Kindertag. Essas crianças são exemplo de dedicação, comprometimento e amor pela festa”, ressaltou Kunst.
Seniorin apresenta traje oficial
A tarde deste sábado também foi momento para a comunidade conhecer o traje oficial da Seniorin Maria Beatriz Figueredo. Na ocasião, a representante da terceira idade desfilou com o vestido no tecido tafetá verde floresta, com detalhes em fitas de gorgurão de seda e botões de metal com pérolas. O avental e a blusa do traje foram desenvolvidos em renda com estampa floral em tons pastel, representando a primavera, época do ano em que ocorre a Oktoberfest de Igrejinha. Para completar a vestimenta, a Seniorin usa uma chocker com uma pequena edelweiss. O traje foi criado e desenvolvido pela estilista Sonia Maria Kaefer, com apoio de Ana Paula Petzinger Kunst, esposa do presidente da AMIFEST, e confeccionados pela empresa Sonia Moden Haus de Igrejinha/RS.
Comentários estão fechados.