Cerca de 4 mil crianças tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (25). O Kindertag, conhecido como a Oktoberfest Infantil, encheu o Parque de Eventos Almiro Grings com a alegria dos pequenos. Crianças de diferentes idades aproveitaram os brinquedos do parque de diversões e inflável, conferiram de perto as bandinhas típicas e abraçaram os tradicionais bonecos símbolo da festa, Hans e Hannah na 34ª Oktoberfest de Igrejinha.
A programação foi destinada, principalmente, aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas de Igrejinha e região. “É uma data esperada pelas crianças. Esse dia é pensado para conectá-los com a essência da festa, que é a cultura alemã e as tradições. A novidade esse ano é que o Parque ficará aberto até às 23h para que as famílias possam vir com seus pequenos aproveitar”, destaca a secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Veridiana Martin.
O Kindertag teve entrada gratuita e as atividades começaram às 8h30. Os representantes oficiais dos pequenos desta edição da festa, o Bubchen Eduardo Siqueira Vingert e a Mädchen Manuella Kirsch Spelocin Correa, celebraram o dia. “Esse dia é muito importante para que, nós crianças, possamos nos conectar com nossos antepassados. A Oktober pra nós é um lugar onde podemos viver diversas coisas, conhecer tradições e brincar. E ser criança é isso”, destacou Manuella. “Todo mundo fica muito feliz em vir pra Oktober. O parque de diversões, a música, a comida, é uma programação diferente e muito especial”, concluiu Eduardo.
Revitalização do Bierplatz é oficialmente entregue
A comunidade de Igrejinha recebeu, na noite desta quarta, a entrega oficial das obras de revitalização do Bierplatz. O espaço, que é destinado à gastronomia típica e convivência, é muito procurado pelos visitantes da Oktoberfest. A reforma ocorreu nos ambientes existentes e houve também ampliação do bar e da área coberta com mais 534 m². Como resultado, a Oktoberfest tem um ambiente moderno e com capacidade para até 500 pessoas no espaço.
A iniciativa da revitalização se deu em 2017, através do então presidente Luis Schüler com projeto da arquiteta Aline Hess. Desde lá, todas as gestões seguintes seguiram dando andamento em busca de recursos para tirar o sonho do papel. “Em 2017, montamos esse plano e todos compraram a ideia. Seis anos se passaram e hoje estamos comemorando a entrega deste espaço que promove uma experiência única ao nosso visitante”, resgatou Schüler, que contou a todos os presentes como tudo aconteceu.
A reforma ocorreu em algumas etapas e foi feita em parceria entre a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e a Prefeitura de Igrejinha, com recursos do Governo Federal. “Esta é uma entrega emblemática e muito importante para toda a comunidade. E ela se soma a uma série de melhorias que vem sendo realizadas pós-pandemia e que qualificam a Oktoberfest e o Parque”, destacou o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle.
O presidente da Amifest na 34ª edição da Oktoberfest de Igrejinha, Marcelo Luis Kunst, reforçou a importância do trabalho coletivo para alcançar resultados. “A emoção de todos é muito grande neste momento. Muitos braços e olhos fizeram isso acontecer e é por isso que hoje podemos comemorar. Estamos todos de parabéns! Que possamos explorar esse espaço com sabedoria o ano todo”.
2ª edição do Oktober Dança resgata tradição
O dia terminou com mais uma atração voltada a celebrar a cultura alemã. O Oktober Dança está em sua segunda edição e tem como propósito apresentar e enaltecer essa, que é uma das atividades que promove o resgate das origens dos primeiros anos da festa. O espetáculo, que aconteceu no Ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings, busca valorizar os talentos locais e os diferentes costumes, mesclando tradições com novidades.
A Coordenadora da Comissão Kerb das Soberanas da Amifest, Rosana Dienstmann, explicou que o propósito dessa atividade é unir culturas e preservar as origens da Oktober, que tem a dança como uma das suas maiores expressões artísticas. “Para este ano, levando em consideração o tema da festa ‘Emoção que se vive junto’, a ideia é trazer lembranças de outras edições da festa, criando assim, memórias afetivas através da dança e explorando músicas que marcaram a história do evento”, destacou.
Entre os grupos que participaram desta edição estão a Escola Arte sobre Rodas, a Escola de Danças Suplés, o Centro de Tradições Gaúchas Os Tauras da Colina, o Grupo de Patinação Arte Sobre Rodas e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Kirchleinburg. Assim, através dessas manifestações, o público irá reviver músicas muito ouvidas e dançadas em edições anteriores da Oktoberfest.
“A primeira edição da Oktober Dança foi um sucesso, pois tivemos um retorno muito positivo do público que compareceu e que, além de vibrar com a performance dos dançarinos, pode ver que Igrejinha desenvolve a dança em diferentes modalidades”, pontua Rosana.
Comentários estão fechados.