Um dos principais propósitos da Oktoberfest de Igrejinha é cultivar, resgatar e valorizar as tradições germânicas trazidas pelos imigrantes que colonizaram a região, junto à comunidade local e regional. Buscando cada vez mais manter vivo esse objetivo inicial, nesta edição da festa, a AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, está realizando o projeto cultural e pedagógico “Igrejinha Cultivando Tradições”. As ações ainda vão ao encontro das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, que acontecerão em 2024.
Através de uma série de iniciativas, o projeto oportuniza vivências de conhecimento e valorização da cultura germânica para diferentes públicos, gerando relação de pertencimento comunitário e a manutenção da identidade cultural da cidade e região. “As atividades estão atendendo mais de 2,5 mil pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos”, destaca Liége Brussius, diretora cultural da AMIFEST. O projeto prevê oito ações diferentes, que são: cultura germânica nas escolas de Igrejinha; cultura germânica no CEMAE (Centro Municipal de Atividades Educacionais) Aprender de Igrejinha; cultura germânica na preparação dos candidatos e candidatas à corte da 34ª Oktoberfest; jogos germânicos nas escolas de Igrejinha; qualificação no idioma alemão; germanização da Oktoberfest; grupo de danças folclóricas alemãs; e incentivo à formação de músicos para bandas típicas.
Ao falar sobre as ações, Liége exemplifica o impacto do projeto nas escolas locais. “A iniciativa está atingindo 2 mil crianças, resgatando costumes e tradições, como receitas típicas, jogos germânicos, orações e músicas, dança folclórica, artesanato típico, além de promover o aprendizado do dialeto”, explicou. Ao todo, são 16 escolas envolvidas, sendo 11 municipais, 4 estaduais e uma privada. “Está sendo muito positivo e surpreendente. Não imaginávamos tamanho sucesso. Propusemos um projeto para 15 professores e tivemos adesão de 80, sendo 50 docentes e 30 estudantes do curso normal, que serão nossos futuros professores”, detalha Liége. Ela ainda explica que os professores estão recebendo formação em cultura germânica a partir do apoio técnico-pedagógico para o desenvolvimento de projetos escolares que valorizem as tradições alemãs. “Estamos lançando uma semente para o resgate da nossa história, cultura, tradições e, principalmente, o resgate do nosso dialeto. Ele é muito rico e precisa ser preservado”, complementa.
Entre as outras iniciativas promovidas pelo projeto, está a “Germanização da Oktoberfest”, um espaço e momento de reflexão para garantir a manutenção da missão cultural da festa, incentivando a valorização das tradições germânicas durante todo o ano. A atividade ocorre junto aos coordenadores e voluntários das Comissões de Germanização e Cultura da Oktoberfest de Igrejinha e integrantes da AMIFEST. Já a ação “Grupo de Danças Folclóricas Alemãs” visa incentivar e apoiar estes grupos locais e regionais, realizando encontros artísticos e apresentações culturais nos eventos da Oktober de Igrejinha. A iniciativa ocorre com integrantes dos Grupos de Danças Folclóricas “Kirchleinburg e Wiedegeburt” nas categorias infantil, juvenil, adulto e sênior. O item “Incentivo à Formação de Músicos para Bandas Típicas”, por sua vez, é realizado com integrantes da Banda Igrejinha Blaskapelle para promover a formação e inclusão de jovens instrumentistas nas bandas típicas locais, buscando garantir a continuidade desta manifestação cultural, além de promover o intercâmbio entre diferentes gerações.
Além da AMIFEST, o projeto “Igrejinha Cultivando Tradições” tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Igrejinha, Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha, Escola de Idiomas Right Way e GDFA Kirchleinburg.
Comentários estão fechados.